Este blog tem como finalidade compartilhar assuntos da atualidade partindo de pressupostos e ensinamentos bíblicos. Os cristãos hodiernos necessitam de discussões que os ajudem a entender o que está acontecendo com o mundo e a sociedade. Não é ideia do blog fazer qualquer tipo de proselitismo religioso, o que se pretende é falar sobre DEUS à luz da Bíblia de forma tolerante e respeitosa.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Gentileza


Silvia Schmidt*



Nunca perca uma oportunidade de ser gentil.

A gentileza é sempre muito bem-vinda àqueles que sabem reconhecê-la.

Você é gentil quando ouve com atenção alguém que deseja desabafar com você. Não seja intolerante com histórias que lhe parecem pequenas, pois, para quem fala, é sempre muito importante dividi-las com alguém.

Você é gentil ao dizer “Tudo bem, tente outra vez” quando seu telefone toca por engano. Quem está do outro lado do fio sente-se melhor ao ver-se desculpado.

Você é gentil quando ajuda alguém a recolher os pacotes que deixou cair. Não se mostre incomodado se eles caíram empatando sua caminhada. Quem os derrubou já está suficientemente constrangido.

Você é gentil quando avisa que vai fazer uma visita. Nunca apareça sem antes se anunciar. É necessário que o outro saiba que você está indo e que tenha a chance de dizer se pode ou não recebê-lo.

Você é gentil quando não impõe suas ideias como se fossem leis. Deixe que o outro filtre suas palavras e tenha a liberdade de escolher as que lhe parecem razoáveis.

Você é gentil quando não emite opiniões que não são solicitadas. Seja qual for a situação, espere que o outro lhe peça para dizer o que acha.

Você é gentil quando sorri para um pedinte de rua: para ele, um sorriso pode ser mais necessário do que algumas moedas.

Você é gentil quando oferece água e alimento a um animal sedento e faminto. Ele não sabe dizer “Muito obrigado”, mas alguém “lá de cima” está agradecendo em nome dele.

Você é gentil quando reconhece que um idoso pode ser um mestre para você, mesmo que ele não tenha todos os diplomas que você tem.

Não é possível listar de uma só vez quais são todas as maneiras de ser gentil. Há diversas formas de sê-lo, e, certamente, você conhece muitas delas. Nunca perca uma oportunidade de exercer a gentileza.

Na História do mundo, entram muito mais nomes de pessoas grosseiras do que de pessoas gentis. Porém, na História do Universo, a Casa de Deus, eles não entram pela Porta Principal.



* A artista plástica Silvia Schmidt é bacharela em Desenho Industrial, com especialização em programação visual pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e fez licenciatura em Educação Artística pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), além de estar sempre estudando para conhecimento de tendências, possibilidades e tudo mais sobre arte.