Este blog tem como finalidade compartilhar assuntos da atualidade partindo de pressupostos e ensinamentos bíblicos. Os cristãos hodiernos necessitam de discussões que os ajudem a entender o que está acontecendo com o mundo e a sociedade. Não é ideia do blog fazer qualquer tipo de proselitismo religioso, o que se pretende é falar sobre DEUS à luz da Bíblia de forma tolerante e respeitosa.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

ESPERANÇA


A Palavra de Deus diz em lamentações 3.21 “Quero trazer à memória aquilo que me traz esperança.”
Esse versículo me ajuda muito nos dias em que acordo angustiado. Mesmo se tudo na nossa vida estiver dando certo e da maneira que achamos que esteja certo, a nossa alma ficará insatisfeita.
Salomão declara com ênfase no livro de Eclesiastes, que mesmo que nossa alma tenha tudo que quer, ainda assim será vaidade.
A mente humana com todas as suas capacidades de armazenar 40 milhões de informações aproximadamente, fotos, fatos, nomes, cores, sabores, números, pode levar o ser humano a uma Depressão, trazendo a memória coisas desagradáveis, a ponto de tirar a nossa paz, sono e apetite. Hoje falaremos de coisas que nos pode trazer a esperança,
Quais são as realidades que precisamos trazer a memória, a afim de que elas nos dêem esperanças?
Jeremias encontrou algumas realidades básicas e fundamentais, mediante as quais ele podia deixar-se encharcar-se de esperança para a sua vida.
1° A Primeira delas, é o fato de que Deus ao qual servimos é "MISERICORDIOSO". As misericórdias do Senhor são as causas de não sermos consumidos porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manha."
O Problema de Jeremias e de muitas outras pessoas era como estavam acordando. De manha, ele era um poço de amargura.
Então ele diz "Eu quero trazer a memória o que me pode dar esperança.
O que podia dar esperanças a Jeremias?
As misericórdias do Senhor. O Fato de que Deus é o Deus que renova as coisas.
2° A Segunda realidade que me traz esperanças.
O que me traz a mente é a FIDELIDADE DO SENHOR, porque essa misericórdia de Deus não é mero emocionalismo divino. É uma misericórdia patrocinada pelo caráter de Deus.
A Garantia de que a sua misericórdia veio e continuará vindo, é a fidelidade de Deus.
Na segunda Carta de Paulo ao Jovem Pastor Timóteo 2:12-13, ele diz: que se o negamos, ele por sua vez nos negará, mas se formos infiéis, ele, todavia permanece fiel, porque de modos algum ele pode negar-se a si mesmo.
Esta realidade de que Deus não muda, de que ele não volta atrás, é uma esperança imbatível na minha mente. Por mais que eu tenha deprimido, por mais que eu esteja no limiar da apostasia, por mais que eu tenha feito uma curva terrível na verdade que devia ser a minha vida, há um compromisso de Deus em me segurar. Grande é a sua FIDELIDADE, ele está mais comprometido consigo mesmo do que conosco.
Posso olhar em volta e ver que tudo está caótico, a família, a vida, os negócios, o vaivém, eu mesmo. Mas posso ter esperança, por que aquele o qual me relaciono, não negocia minha vida com ninguém, ele casou comigo, é fiel, fez o pacto, fez aliança e foi o próprio Jesus que disse:
"Esta é a nossa aliança no meu sangue; é o pacto de morte, é a fidelidade até as últimas conseqüências, é o casamento de Deus com a alma humana que crê em Jesus Cristo, e todos aqueles que crerem tem o selo da Vitória.
3° Terceira Realidade que Jeremias traz à mente, a fim de alentar-se é o fato de que tarda, mas chega a "INTERVENÇÃO" DE DEUS. Quando Jeremias descobriu que por mais que os anos estivessem passados, e ele não estivesse vendo livramento, valia a pena esperar no Senhor. Quem espera no Senhor não vai encontrar outra coisa, senão Bondade.
Bom é guardar a salvação do Senhor em silêncio, sem lamúria, sem murmuração, sem resmungar, sem amaldiçoar o dia do nascimento, sem lançar na cara de Deus o fato dele nos ter feito, de ter permitido que a nossa vida cruzasse com a vida de pessoas que hoje nos machucam.
É bom aguardar em Deus, pode tardar mais vem, e quando chega, chega com extrema bondade e enquanto não vem eu aguardo em silêncio, aquietando minha alma, para não deixar que vozes de amargura falem mais alto dentro de mim. Guardarei a minha vez, glorificando o nome de Jesus.
4° Quarta REALIDADE que Jeremias traz à mente para vencer sua depressão. Jeremias descobriu que nesse trato difícil de dor, Deus estava trabalhando no seu Caráter. Todo o cerco acaba favorável e num bem para mim.
Todo estado de sítio, de dor em volta, acaba sendo um bem para mim, acaba servindo tempeureticamante para a mente, para caráter e para as emoções.
Essa situação às vezes chega para nos vergar, por que pouca coisa é pior para a vida humana do que a prosperidade.
Prosperidade pacífica acaba se transformando em ilusão e engano para a própria alma, por que a natureza humana no conforto prolongado, quase sempre se esquece de Deus.
Tenha paciência e tire proveito da situação.
Porque é ruim o que está acontecendo, mas o resultado final é bom. Há esperança no final. Aceite quebrantamento, esse jugo, fique em silêncio, ponha a boca no pó. Ainda há esperança.
5° O quinto elemento indispensável usado por jeremias quanto a reabilitar a esperança na mente, é uma atitude de "MANSIDÃO".
Ao invés de transformar as ações num ciclo de desgraça violência e de morte, faça com que estas ações batam e morram usando a mansidão para com aqueles que te fere.
6° Em sexto lugar, jeremias diz que restaura a sua esperança quando ele entende e crer no fato da COMPAIXÃO DIVINA. Isso é mais do que misericórdia.

 Adaptação do texto: Renato